Países para viajar sem passaporte

É frequente ser perguntado por leitores e seguidores no Instagram sobre os países para os quais é possível viajar sem passaporte. Pensando nisso, resolvemos fazer esse artigo para informar de maneira breve todos os países para os quais são permitidos viajar sem ter um passaporte em mãos e embarcar apenas com RG.

passaporte passagem scaled

Atenção

Esse post foi criado em 02 de janeiro de 2019 com o intuito de facilitar para os viajantes o acesso às informações referentes aos países para os quais não é necessário possuir um passaporte para se viajar, porém, essa lista pode ser alterada conforme acordos políticos internacionais, permitindo (ou não) o acesso a diferentes países dessa lista. Utilizamos para referência o site Mercosul com RG, site oficial do Governo Brasileiro com a última atualização realizada em 23 de dezembro de 2017 às 10h48.

RG ou carteira de motorista

Primeiramente, atente-se ao item: o documento que permite qualquer cidadão brasileiro viajar pelos países do Mercosul é o RG. Repetindo: RG. A carteira de motorista (CNH ou Carteira Nacional de Habilitação) NÃO é aceita, documentos funcionais (carteira da OAB, CRM, CREA, etc) também não são aceitos e isso pode acarretar em taxas de remarcação, perda da viagem, cancelamento da viagem e até perda do valor investido na compra da viagem. Tenha sempre o RG em bom estado, com fotografia recente e com data de emissão de no máximo 10 anos atrás.

Acordo internacional do Mercosul permite viajar sem passaporte

Conforme o site Mercosul com RG, desde junho de 2008 os turistas nativos dos países que compõem o Mercosul podem apenas apresentar a cédula de identidade (RG) nas viagens realizadas nos países que formam o bloco, dispensando o uso de passaporte. Também não é necessário qualquer tipo de visto de entrada.A decisão tem o intuito de facilitar o trânsito dos passageiros pelos países do bloco para facilitar a integração regional.

mercosul com rg
Países para viajar sem passaporte 3

Países do Mercosul que estão no acordo Mercosul com RG

1. Argentina

Um dos países que mais atraem brasileiros, a Argentina é um destino que vai das temperaturas amenas de Buenos Aires ao tradicional centro de ski e neve Bariloche, passando por destinos de aventura como Ushuaia e El Calafate.Talvez o maior fator que favoreça o brasileiro a visitar a Argentina é a taxa de câmbio. A paridade da moeda argentina com o dólar americano caiu muito, favorecendo a nossa moeda e permitindo com o que a hotelaria e gastronomia argentinas ficassem ainda mais baratas. Falando em gastronomia, para os amantes de carne o país oferece algo de incrível, aproveite para experimentar uma típica parrilla argentina e os mais diversos tipos de churrasco e cortes locais. Curta também um show de tango na capital, uma experiência única que realmente faz a diferença nas memórias de uma viagem para a Argentina.

Documentos permitidos para entrar em território argentino

• Documento Nacional de Identidade• Passaporte• Cédula de Identidade Mercosul expedida pela Polícia Federal (utilização válida até seu respectivo vencimento)

2. Brasil

Os estrangeiros residentes no Mercosul que desejam visitar o Brasil necessitam possuir documento conforme a lista abaixo para entrar em nosso país. Seja a passeio ou a trabalho, o nosso país é um destino incrível e que tem atrativos incríveis que só um país continental como este pode oferecer, da Amazônia ao Pantanal, das praias do Nordeste às de Santa Catarina!

Documentos permitidos para entrar em território brasileiro

• Registro de Identidade Civil• Cédula de Identidade expedida por cada Unidade da Federação com validade nacional• Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pela Polícia Federal• Passaporte

3. Paraguai

O nosso vizinho tem a difícil missão de se desvincular da fama de centro muambeiro da América do Sul, mas oferece destinos incríveis como Assunção, Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este, dentre muitos outros. Aliás, não confunda Ciudad del Este com Punta del Este, essa situada em outro vizinho do Brasil, o Uruguai.

Documentos permitidos para entrar em território paraguaio

• Cédula de Identidade• Passaporte

4. Uruguai

Na divisa com o Rio Grande do Sul temos o Uruguai, famoso por seu churrasco e pelo balneário de Punta del Este. Porém, caso a estadia seja mais longa, curta bastante a tranquilidade de Montevidéo e de Colônia del Sacramento.

Documentos permitidos para entrar em território uruguaio

• Cédula de Identidade• Passaporte

5. Bolívia

Para quem gosta de aventura, a Bolívia é um prato cheio. Conhecer destinos incríveis como o Lago Titicaca, que faz fronteira com o Peru, e o deserto salgado Salar de Uyuni é algo que anima todo coração aventureiro. A cidade mais cosmopolita da Bolívia é Santa Cruz de La Sierra, estando à frente da capital, La Paz.

Documentos permitidos para entrar em território boliviano

• Cédula de Identidade• Cédula de Estrangeiros• Passaporte

6. Chile

O Chile é uma das jóias da América do Sul, tanto para quem se interessa por enologia e busca conhecer todo o processo de fabricação de vinhos em destinos extremamente exclusivos como a Viña Vik como para quem busca um dos destinos mais místicos do mundo, a Ilha de Páscoa. Você pode ver mais sobre a Viña Vik em nosso Instagram.Também temos muito o que fazer em destinos cosmopolitas como Santiago, de onde você conseguirá conhecer diversas vinícolas, curtir centros de esqui como Valle Nevado e um dos mais famosos balneários da América do Sul, Valparaíso, que é banhada pelo Oceano Pacífico.

Documentos permitidos para entrar em território chileno

• Cédula de Identidade• Passaporte

7. Colômbia

Esqueça a fama de país perigoso que a Colômbia possui. Cidades do Caribe Colombiano como San Andrés e Cartagena são encantadoras, oferecem areia branquíssima e uma paisagem estonteante, com cenários dignos de filme. Bogotá é uma metrópole animadíssima, rica em passeios urganos e com grande diversidade cultural.

Documentos permitidos para entrar em território colombiano

• Cédula de Cidadania• Carteira de Identidade• Cédula de Estrangeiro• Passaporte

8. Equador

Um dos menores países da América do Sul, o Equador abriga um dos mais famosos arquipélagos do mundo, Galápagos, aonde Charles Darwin, naturalista inglês que viveu de 1809 a 1882 fez suas importantes pesquisas sobre a evolução das espécies.O arquipélago de Galápagos possui treze ilhas e fica a mil quilômetros da costa equatoriana e é Patrimônio Natural da Humanidade declarado pela Unesco. Chegar em Galápagos normalmente é feito pela ilha de Baltra (código IATA: GPS) e recentemente foi imposto um limite de visitação de 20 mil turistas por ano ao Parque Nacional Galápagos.Existem regras estritas que devem ser sempre respeitadas, como não tocar nos animais e não jogar objetos no chão.Caso haja interesse em viajar para Galápagos, consulte reservar a sua hospedagem com alguns meses de antecedência e buscar informações no hotel maiores informações para evitar problemas durante sua viagem.

Documentos permitidos para entrar em território equatoriano

• Cédula de Cidadania• Cédula de Identidade• Passaporte

9. Peru

Lima disputa com São Paulo o centro da gastronomia da América Latina, contando com três restaurantes no top 40 do mundo. O Chef Virgilio Martinez, inclusive, recebeu em 2017 o prêmio “Chef’s Choice Award”, posicionando-o como referência da gastronomia mundial. Recomendamos reservas muito antecipadas para quem deseja conhecer o seu restaurante Central, localizado no distrito de Miraflores, em Lima. Além disso, o Peru abriga outro Patrimônio da Humanidade, a cidade perdida dos Incas, Machu Picchu, que traz ao presente as construções de uma das mais fantásticas civilizações do passado. Cuzco e Nazca também abrigam diversos destinos arqueológicos que sempre trazem boas experiências para os turistas.

Documentos permitidos para entrar em território peruano

• Documento Nacional de Identidade• Carnê de Estrangeiro• Passaporte

10. Venezuela

Infelizmente a Venezuela foi assolada por problemas nos últimos tempos, causando o caos no país e ceifando destinos antigamente muito visitados como a fantástica Isla Margarita, talvez a mais famosa do Caribe venezuelano. Torcemos pela recuperação econômica do país e para que um dia esse destino maravilhoso volte a ser ocupado por visitantes de todo o mundo. Ainda assim, é permitido viajar para a Venezuela com a documentação conforme informamos aqui.

Documentos permitidos para entrar em território venezuelano

• Cédula de Identidade• Passaporte

Queremos os seus comentários

Gostou de nossas informações? Quer saber mais sobre os destinos citados? Deixe o seu recado abaixo ou entre em contato nas nossas mídias sociais!

Termos de Uso

Todas os textos e fotos são de propriedade do Viajante Experiente. Fotos que não são de nossa propriedade estão identificadas e são de propriedade dos autores ou dos sites de divulgação oficial dos serviços informados, como o Booking.com. Favor não utilizá-las para nenhum material comercial online, offline e impresso sem autorização por escrito.

Artigos Relacionados

Pesquise em nossos artigos
Compartilhe
O Viajante Experiente é um site de curadoria de notícias de viagens e turismo que avalia hotéis, destinos, companhias aéreas, programas de fidelidade e artigos de viagem. Quer saber um pouco mais sobre viagens e destinos? Leia os nossos artigos!